terça-feira, 1 de novembro de 2011

Introdução ao Comportamento do Fogo. Incêndios conduzidos pelo Combustível

São aqueles incêndios que queimam num dado tipo de combustível que encontra-se numa determinada condição que quando arde, cria tanta intensidade que impossibilita o seu controlo até que o fogo saia desse tipo de combustível em particular.
Incêndios conduzidos pelo combustível podem libertar energia suficiente para criar um microclima que se estende numa área considerável não ardida, ao redor do perímetro de influência do incêndio. Os combustíveis próximos do incêndio encontram-se dentro do ambiente de fogo.
 
O pico da curva de inflamabilidade é o momento principal para uma elevada libertação de energia.

Para a previsão do comportamento do fogo sob estas condições, considera-se o modelo e a idade dos combustíveis, tendo por base as 7 características principais que nos dão uma indicação do comportamento potencial do fogo num complexo de combustíveis:
a)    Carga de combustível
b)    Tamanho e forma
c)    Compactação
d)    Continuidade horizontal
e)    Disponibilidade vertical
f)    Conteúdo de humidade
g)    Conteúdo químico
h)    Temperatura do combustível (Campbell Prediction System Language)

Efeitos das Características dos Combustíveis nos Incêndios


Modelos de Combustível - Tabela de Rothermel

Segundo alguns analistas de incêndios florestais (Domingo Molina Terrén, UFF), os incêndios conduzidos pelo combustível apresentam 2 subtipos:

Subtipo Esfomeado

Este subtipo depende fundamentalmente da disponibilidade e da carga dos combustíveis. Com uma quantidade elevada de combustíveis disponíveis para arder podem-se libertar grandes quantidades de energia calorífica que não correspondem a comportamentos característicos de outras condicionantes, como o vento ou a topografia, mas antes cria as suas próprias condições, a sua própria meteorologia (ventos de sucção, faúlhas, radiação elevada, remoinhos, etc.), isto é, o ambiente de fogo.
Nas Regiões Norte e Centro de Portugal, em virtude das suas características de ocupação do solo, da evolução sócio-demográfica, tipo de propriedade e forma de gestão e estrutura florestal tem-se constatado cada vez mais a manifestação deste incêndios do subtipo esfomeado, devido ao abandono da gestão florestal e da agricultura, ganhando proporções que fogem da capacidade de controlo dos combatentes. Recorde-se os dias 19, 20 e 21 de Agosto de 2005 no Alto Minho, onde os grandes incêndios criaram o seu próprio ambiente, devorando naqueles dias milhares de hectares, percorrendo de Norte a Sul, de Este a Oeste, todo o distrito.

Subtipo Irregular ou Heterogéneo

Este subtipo encontra-se sob a influência da distribuição espacial do combustível, com zonas com mais ou menos carga, com mais ou menos humidade, etc.. De acordo com a distribuição do combustível, o incêndio numa mesma frente ora ganha ora perde intensidade, avançando irregularmente. Dá-se uma disposição irregular da frente, alternando segmentos com chama e outros sem chama.

Tácticas

As tácticas mais efectivas neste tipo de incêndios baseiam-se no uso do fogo táctico a partir de faixas de contenção num ataque indirecto sob combustíveis ligeiros.
Caso não seja possível construir faixas de contenção largas e seguras nos flancos, então deveremos de afastar as equipas de combate do tipo de combustível que resiste ao controlo, até que as condições atmosféricas ou de combustível alterem o comportamento do fogo.
O insistir constantemente numa táctica, com diversas tentativas para controlar um incêndio destas características, apoiadas muitas vezes em convencionais manobras com água, revela falta de entendimento do responsável pelo Comando de Operações sobre o comportamento do fogo e consequentemente, a falta de capacidade das equipas em defender as faixas.

Que fique claro que os tópicos aqui desenvolvidos são fundamentais para o entendimento de todos os combatentes, principalmente aqueles que têm responsabilidades pelo combate e pela vida dos que voluntariamente ou profissionalmente dão tudo por tudo por esta nobre causa – a Defesa da Floresta, de Bens e Vidas. Ainda resta muito para aprofundar sobre o combate com base no comportamento do fogo, as tácticas e métodos a adoptar, mas um blogue é muito limitativo para poder-se cumprir esse objectivo, pois ainda há muito que falar, analisar e discutir. Certo é que todos estamos convictos da importância da formação de todos os combatentes nesta temática, a qual não pode continuar a ser exclusivamente de âmbito técnico.


Desenvolvido e postado por:
Emanuel de Oliveira
SMPC/GTF de Vª Nª de Cerveira
Referencias: Campbell, Doug
Terrén Molina, Domingo - UFF

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More