GTF de Monção

1. Enquadramento Geográfico do Concelho

O concelho de Monção encontra a Norte o Rio Minho, a Este e Oeste os concelhos de Valença e Melgaço, respectivamente e a Sul, o concelho de Arcos de Valdevez.
A região do vale do Minho, onde se insere o Concelho de Monção, pelas suas condições ecológicas médias e em particular pelo seu clima atlântico temperado com alguma influência mediterrânea, é uma das regiões de Portugal Continental com maior potencial florestal, não só pelo variado leque de espécies que é possível empregar, como pela possível produtividade. Assenta numa base territorial de cerca de 21.100 ha, divididos administrativamente por 33 freguesias.

2. Caracterização do Espaço Florestal

Com uma área florestal de 13.600 ha (50 % do território é floresta) dos quais 7.241 ha correspondem a matos e 6.300 ha a povoamentos, nestes predomina o pinheiro bravo mas ainda se encontram núcleos de folhosas autóctones com alguma dimensão.

3. Regime Florestal

Cerca de 50% da área florestal está submetida a regime florestal (6.400 ha).


4. Áreas Protegidas/Espaços Classificados

Cerca de 3% do território do concelho de Monção encontra-se classificado ao abrigo das Directivas Habitats (92/43/CEE) e Aves (79/409/CEE) transpostas para o direito nacional pelo Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de Abril com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 49/2005 de 24 de Fevereiro. Por conseguinte, integra a rede ecológica comunitária - Rede Natura 2000, no Sítio de Importância Comunitária Rio Minho (PTCON0019) e na Zona de Protecção Especial Serra do Gerês (PTZPE0002).

5. Equipas de Sapadores Florestais

Duas equipas de Sapadores desenvolvem actividade no território; uma atribuída aos Baldios de Merufe – SF 06-111 e outra à Associação de produtores florestais “Atlântica” SF 17-111. As duas equipas são co-financiadas pelo Município e desenvolvem acções de silvicultura preventiva, vigilância, apoio ao combate, rescaldo e vigilância pós-rescaldo.

6. Acções DFCI

As acções de silvicultura preventiva perfazem uma área intervencionada de cerca de 80 ha/ano, que se dividem em faixas de gestão de combustível em rede viária, em aglomerados populacionais inseridos em perímetro florestal e criação de mosaicos de gestão de combustível, intervencionados pelas duas equipas de sapadores, a que se acrescenta a beneficiação de rede viária, dos pontos de água e participação em acções de sensibilização que se desenvolvem junto das populações e nas escolas do concelho.

7. Técnica do Gabinete Técnico Florestal


Isabel Maria Pereira Neves
E-mail: gtf@cm-moncao.pt
Telem: (00351) 251 649 000 


1. Formação Académica
Licenciatura em Engenharia Florestal na UTAD.



2. Formação Profissional
Experiencia na área da formação profissional, coordenação de formação e elaboração de candidaturas.



3. Exerce funções como técnica do Gabinete Técnico Florestal do Município de Monção desde Junho de 2005.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More