quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O Outono que nos (des)espera!

Apesar de termos entrado no Outono, parece que acabamos de iniciar um Verão que tardou a chegar e que com ele arrastou para uma nova época de incêndios florestais nos primeiros dias do mês, o que levou à prorrogação do prazo do Período Crítico!


O mês de Outubro promete ser muito atípico para a época, com um calor tardio proveniente do Magrebe. Este mês pode ser muito quente em toda a península ibérica, contudo vai caracterizar-se por um calor muito suave, duradouro e com baixos valores de humidade. Esperando-se baixos valores de precipitação, principalmente no Sul de Portugal.


Previsão a para os próximos 8 dias: de 13 a 20 de Outubro

Segundo a NOAA, para a região do Alto Minho, durante a próxima semana não se espera qualquer precipitação, o céu começará a apresentar alguma nebulosidade a partir do dia 16, começando a dissipar a partir da tarde do dia 17 de outubro. As temperaturas oscilarão entre os 23 e os 25 ºC. A humidade relativa mínima rondará os 40% e a máxima cerca de 80 %. O Ponto de Orvalho rondará os 10 ºC. Quanto ao vento a 10 m apresenta-se fraco (Grau 2 na Escala de Beaufort) durante toda a semana, contudo no decurso do dia 16 apresentará oscilações na sua direcção, rodando de Sul para Oeste, isto devido à entrada de uma frente fria pouco activa.

O restante mês de Outubro

Apesar da NOAA, prever para a nossa região baixos valores de precipitação, vários estudiosos da meteorologia apontam que entre o dia 20 ao dia 28 espera-se a chegada de frentes atlânticas com precipitação afectando de Oeste a Este e chegando os ventos do sudoeste, adiantados a estas frentes.
Para os últimos dias de outubro espera-se uma descida da temperatura e o vento rodará para oeste e noroeste levando precipitação às regiões do nordeste da península e prevendo-se céu limpo no restante território.

Atenção que apesar da nebulosidade e de uma ligeira descida da temperatura, isto apenas pode interferir no comportamento do fogo, mas não reduz o risco de incêndio, pelo que obriga a uma maior atenção no uso do fogo por parte da população.

postado por: Emanuel Oliveira, 
SMPC/GTF de Vª Nª de Cerveira

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More