quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A MISSÃO PÚBLICA DO FOGO CONTROLADO NO ALTO MINHO

Acompanhamento da Acção de Formação pelo Sr. Dr Pita Guerreiro, Governador Civil do Distrito de Viana do Castelo, pelo Sr. Dr. Fernando Cabodeira,Chefe de Gabinete do Governo Civil, pelo Sr. Eng.º Robalo Simões, 2º CODIS (ANPC), e pela Sr.ª Engª Dulce Mota, Elo Técnico da CMDF

Os Técnicos do Alto Minho com funções nos Gabinetes Técnicos Florestais encontram-se a meio da formação do Curso de Fogo Controlado, o qual é promovido pelo Governo Civil de Viana do Castelo, com a colaboração da Comunidade Inter-Municipal do Alto Minho. Esta iniciativa pioneira no país conta com o apoio e financiamento público tendo em vista a missão pública que os municípios exercem na Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI). Enquadra-se também nesta missão pública o uso do fogo controlado, tendo em linha de conta a acção dos GTF's do Alto Minho exercida nos espaços florestais baldios submetidos ao regime florestal, geridos em co-gestão entre a Autoridade Florestal Nacional e os representantes dos compartes dos baldios (Conselhos Directivos ou Juntas de Freguesia) com a estreita colaboração dos Municípios.

Neste dia de formação, na freguesia de Sopo, em Vila Nova de Cerveira, contamos com a presença do Sr. Eng.º Fernando Nogueira, Vice-Presidente da Câmara Municipal e do Sr. Arq.º Pedro Soares, Presidente da Junta de Freguesia. Na foto, ouvindo as explicações da acção pelo formador D. Santiago Couceiro, da reconhecida empresa galega NATUTECNÍA

A aposta na formação dos técnicos dos GTF's em fogo controlado foi desde sempre um objectivo dos técnicos afectos e, defendido pelo Governo Civil do distrito, face às necessidades e às inúmeras solicitações das comunidades rurais e também em matéria DFCI para redução da problemática dos grandes incêndios florestais (GIF).
Hoje, o distrito prepara-se para poder corresponder de uma forma adequada, mais célere, próxima dos interesses locais em matéria de protecção civil, de DFCI e de utilização do próprio solo e espaço florestal (pastorícia, apicultura, cinegética, controlo de espécies invasoras, etc.), através de um compromisso público, distrital e inter-municipal, com vista uma causa pública.


Visita à sessão formativa decorrente na freguesia de Coura, Concelho de Paredes de Coura, pelo Sr. Eng.º Ivo Gomes, Coordenador de Prevenção Estrutural do Distrito - DUDEF-AFN e pela Sr.ª Engª Catarina Pires, Técnica da DUDEF-AFN e responsável técnica pelo Plano de Fogo Controlada da Serra do Lousado

A formação e a credenciação dos técnicos locais, aqueles que contactam dia-a-dia com as comunidades locais, irá contribuir para uma maior sensibilização das populações e de integração das diversas equipas que têm funções na defesa da floresta contra incêndios.
Por outro lado, permitirá a elaboração e execução de planos de fogo controlado com custos controlados baseados num modelo de reciprocidade e de intercooperação municipal, contribuindo para uma resposta atempada e um melhor acompanhamento na realização das queimadas licenciadas.
A importância desta acção formativa, estratégica para a região, permitiu a formação de todos os técnicos dos Gabinetes Florestais do Alto Minho para aquilo que defendemos como uma causa pública.
Todos ganhamos neste compromisso público: os gestores públicos e privados, os caçadores, os pastores, os apicultores, o comum cidadão, o Distrito de Viana do Castelo!

Emanuel de Oliveira
SMPC-GTF de Vila Nova de Cerveira

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More