Os Técnicos do Alto Minho com funções nos Gabinetes Técnicos Florestais encontram-se a meio da formação do Curso de Fogo Controlado, o qual é promovido pelo Governo Civil de Viana do Castelo, com a colaboração da Comunidade Inter-Municipal do Alto Minho. Esta iniciativa pioneira no país conta com o apoio e financiamento público tendo em vista a missão pública que os municípios exercem na Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI). Enquadra-se também nesta missão pública o uso do fogo controlado, tendo em linha de conta a acção dos GTF's do Alto Minho exercida nos espaços florestais baldios submetidos ao regime florestal, geridos em co-gestão entre a Autoridade Florestal Nacional e os representantes dos compartes dos baldios (Conselhos Directivos ou Juntas de Freguesia) com a estreita colaboração dos Municípios.
A aposta na formação dos técnicos dos GTF's em fogo controlado foi desde sempre um objectivo dos técnicos afectos e, defendido pelo Governo Civil do distrito, face às necessidades e às inúmeras solicitações das comunidades rurais e também em matéria DFCI para redução da problemática dos grandes incêndios florestais (GIF).
Hoje, o distrito prepara-se para poder corresponder de uma forma adequada, mais célere, próxima dos interesses locais em matéria de protecção civil, de DFCI e de utilização do próprio solo e espaço florestal (pastorícia, apicultura, cinegética, controlo de espécies invasoras, etc.), através de um compromisso público, distrital e inter-municipal, com vista uma causa pública.
Visita à sessão formativa decorrente na freguesia de Coura, Concelho de Paredes de Coura, pelo Sr. Eng.º Ivo Gomes, Coordenador de Prevenção Estrutural do Distrito - DUDEF-AFN e pela Sr.ª Engª Catarina Pires, Técnica da DUDEF-AFN e responsável técnica pelo Plano de Fogo Controlada da Serra do Lousado
A formação e a credenciação dos técnicos locais, aqueles que contactam dia-a-dia com as comunidades locais, irá contribuir para uma maior sensibilização das populações e de integração das diversas equipas que têm funções na defesa da floresta contra incêndios.
Por outro lado, permitirá a elaboração e execução de planos de fogo controlado com custos controlados baseados num modelo de reciprocidade e de intercooperação municipal, contribuindo para uma resposta atempada e um melhor acompanhamento na realização das queimadas licenciadas.
A importância desta acção formativa, estratégica para a região, permitiu a formação de todos os técnicos dos Gabinetes Florestais do Alto Minho para aquilo que defendemos como uma causa pública.
Todos ganhamos neste compromisso público: os gestores públicos e privados, os caçadores, os pastores, os apicultores, o comum cidadão, o Distrito de Viana do Castelo!
Emanuel de Oliveira
SMPC-GTF de Vila Nova de Cerveira
SMPC-GTF de Vila Nova de Cerveira
0 comentários:
Enviar um comentário