quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Câmara de Caminha vai comemorar Dia da Floresta Autóctone



A Câmara Municipal de Caminha vai assinalar o Dia da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de Novembro, com 2 plantações no concelho. No dia 23 de Novembro, a plantação decorre na Mata Nacional da Gelfa e, no dia 27 de Novembro, no Baldio de Azevedo.
Estas comemorações associam-se ao Movimento Plantar Portugal, ao qual o Município de Caminha aderiu, e que na semana de 23 a 28 de Novembro está a promover o projecto Semana da Reflorestação Nacional.

Comemorar o Dia da Floresta Autóctone não é uma iniciativa nova no concelho de Caminha, já que a Câmara costuma assinalar sempre esse dia com acções de rearborização em áreas degradadas e afectadas pelos incêndios florestais, sempre com o objectivo de recuperar e valorizar a maior riqueza do concelho - a floresta. Recorde-se que este ano os incêndios florestais devastaram 1.645 hectares de floresta do concelho de Caminha.

Na Mata Nacional da Gelfa

Na acção de 23 de Novembro, que terá lugar na Mata Nacional da Gelfa, da parte da manhã, vão ser plantadas cerca de mil árvores de várias espécies de folhosas autóctones. A Mata da Gelfa foi um dos locais escolhidos, por se encontrar degradado e a necessitar de reabilitação urgente. Pretende-se que esta acção sirva de ponto de partida para a efectiva reflorestação daquela Mata, considerada património natural do concelho.
Nesta acção de reflorestação vão participar os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho e os funcionários da LacoÂncora.
Trata-se de uma parceria da Câmara Municipal de Caminha e da empresa LacoÂncora, que conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Âncora e do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.


Plantação no Baldio de Azevedo


No dia 27 de Novembro, a plantação decorrerá no Baldio de Azevedo, onde irão ser plantadas várias espécies de folhosas autóctones, numa área de cerca de 5ha. Aqui, a plantação é aberta à população e o programa dura o dia inteiro, estendendo-se pela noite, com oferta de almoço volante e jantar acompanhado de animação.
O Baldio de Azevedo foi outro dos locais escolhidos, pelo facto de ter sido uma das áreas afectadas nos incêndios florestais de 2005 e ter sido um dos locais onde se realizaram as acções de fogo controlado.
Os interessados em contribuir para a conservação da natureza devem realizar a inscrição através do telefone 258 710 300 ou do e-mail gtf@cm-caminha.pt .
Esta acção é organizada pela Câmara Municipal de Caminha e pelo Conselho Directivo de Baldios de Azevedo, e conta com a colaboração da Autoridade Florestal Nacional.


A Câmara Municipal de Caminha apela aos Caminhenses para se juntaram ao Movimento Plantar Portugal, neste caso concreto ao "Movimento Plantar Caminha".

Amélia Freitas
SMPC/GTF Caminha

1 comentários:

Unknown disse...

Acho muito nobres estas iniciativas...o povo português pode ter muitos defeitos, mas quando é para unir forças......devemos ser o povo mais solidário, unido e participativo. Devia haver ainda mais acções como esta.
Eh, eh, eh....eu vou plantar. Só me falta a enxada!

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More