sexta-feira, 15 de julho de 2011

Risco de incêndio aumenta na segunda metade do mês de junho

Apesar do número de incêndios florestais em Portugal Continental durante o mês de junho ser o mais alto ocorrido neste mês desde 2006, com 3172 ocorrências, o valor da área ardida, cerca de 2600 ha, é significativamente inferior à do ano de 2006 (6480 ha).

O valor médio de risco de incêndio foi praticamente igual ao do mês de junho de 2010 e um pouco inferior ao de 2006 - ano com o maior valor do risco médio de incêndio, dos últimos seis anos.

O valor médio da temperatura máxima e média do ar foi superior ao valor normal 1971-2000, sendo o valor médio da quantidade de precipitação muito inferior. (Ver boletim climatológico mensal).

Os valores observados e previstos pelo Instituto de Meteorologia, I.P., relativamente aos índices FWI e ICRIF, mostraram concordância e as taxas de acerto da previsão das classes do RCM foram elevadas, entre 92 % e 100 %.

As classes de risco de incêndio no mês de junho apresentaram, de um modo geral, valores de risco reduzido ou moderado na primeira metade do mês na maior parte dos concelhos, aumentando na segunda metade do mês para classe de risco moderado ou elevado, atingindo a classe de risco máximo nos dias 25 e 26, em particular nalguns concelhos do interior Centro e em Monchique. Contribuíram para este valor da classe de risco as condições meteorológicas (temperatura elevada e humidade relativa do ar baixa) e valores elevados do risco conjuntural naquelas regiões.

- Ver relatório risco incêndio, junho 2011

2011-07-12 (IM)

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More