quinta-feira, 14 de julho de 2011

Que Verão nos espera!

Prognóstico do Verão 2011 na Península Ibérica

Considerando o início do mês de Junho como o começo do Verão, pudemos verificar um início algo turbulento nos primeiros dias de Junho, o qual, segundo alguns meteorologistas espanhóis, parece que se prolongará até meados do mês de Agosto. No entanto, parece que a temperatura irá manter-se bastante alta durante estes episódios de instabilidade, pelo que será um Verão bastante húmido até meados de Agosto e de céu limpo e seco na segunda metade do mês de Agosto até ao final da estação.

A Península Ibérica conta assim com uma grande diversidade geográfica, o que leva a que algumas zonas possam facilmente ultrapassar os 40 ºC e outras não passem os 20 ºC.

Segundos os meteorologistas da AEMET - Agencia Estatal de Meteorologia de Espanha, em traços gerais as regiões que terão um clima mais extremo neste Verão de 2011 serão:

- A costa norte da Península Ibérica, desde o Noroeste Peninsular (Norte de Portugal e Galiza) ao País Vasco, apresentará uma temperatura máxima média de 19,5 ºC e será a região que menos identifique o Verão ainda que em comparação com verões anteriores será mais quente.

- Na região correspondente ao Alentejo e Andaluzia ocidental a temperatura máxima média será de 26 ºC, aproximadamente.

JULHO

  • A partir do dia 18 começará a subir a temperatura em toda a Península Ibérica, esperando-se céu limpo.
  • Novamente, por volta do dia 20-21 de Julho espera-se um aumento da nebulosidade em todo o Norte da península, enquanto que no restante território espera-se céu limpo.
  • Finalmente há que esperar outra vez instabilidade com trovoadas pouco activas no interior da península e precipitação em todo o Norte peninsular com ventos de componente norte e noroeste próximos dos dias 25 - 26.
  • Os últimos dias de Julho apresentarão céu limpo em todo o território da península e com uma forte subida da temperatura.

AGOSTO

A primeira metade do mês de Agosto será na generalidade marcada por períodos de instabilidade, acompanhada de trovoadas. A segunda metade será sem precipitação, com céu limpo. Podendo, seguramente, estender-se até à 2ª metade do mês de Setembro.

  • Dia 1 e 2 tempo estável, com céu limpo em toda a península com subida de temperaturas devido ao vento sul. Início de alguma instabilidade, com actividade de trovoadas em toda a península sobretudo no centro (Distrito da Guarda e Castelo Branco) e metade norte da península. Espera-se céu completamente encoberto, novamente, por volta do dia 2-3.
  • Dia 4 as trovoadas afectarão o Noroeste da península.
  • Até ao dia 12-13 esperam-se dias de céu limpo e subida de temperatura em toda a península.
  • A partir do dia 13 até ao dia 16 - 17 há que esperar um episódio chuvoso em toda a península. Poderão surgir trovoadas no dia 13 em toda a metade norte da península com muita precipitação e finalizará no dia 17.
  • Espera-se que finalizem os episódios de trovoadas de todo o Verão começando assim um mês com muito Sol e sem precipitação desde meados do mês de Agosto até finalizar o Verão.

Para além disto, resta-nos estar alertas, com particular reforço de meados a finais do Verão. Esperemos que a pouca água que vem, humedeça não só os combustíveis mas também reponha água no solo! Que o final venha a ser mais calmo que o início, o qual veio com força nas duas últimas semanas de Junho!

Desenvolvido e postado por:

Emanuel de Oliveira

SMPC-GTF de Vª Nª de Cerveira

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More