terça-feira, 9 de março de 2010

PONTE DA BARCA: Seminário Riscos Naturais

O Comando Distrital de Operações e Socorro de Viana do Castelo vai organizar um Seminário relacionado com os Riscos Naturais, o qual terá lugar no dia 20 de Março de 2010, no Auditório da EPRALIMA, na vila de Ponte da Barca.

Riscos Naturais: Instabilidade Geomorfológica


As formas do relevo estão em constantes evoluções devido ao comportamento dos processos erosivos em ligação com as características climáticas.

Como riscos geomorfológicos poderemos considerar:

  • Risco de ravinamento;
  • Risco de desabamento;
  • Risco de deslizamento;

Pela estrutura e composição do solo, declives acentuados, aliado às condições climáticas e muitas vezes pelo mau uso do solo, poderão ocorrer os riscos acima mencionados, aliás já ocorreram inúmeras vezes no nosso Distrito, sem consequências de maior, pelo menos nos últimos anos, excepto em duas ou três ocorrências nos concelhos de Melgaço e de Arcos de Valdevez no ano de 2000, sendo a mais grave aquela ocorrida em Frades, freguesia de Portela, cujas consequências foram graves para esta povoação, tendo ficado soterradas quatro habitantes, tendo motiva do a sua morte além de terem sido destruídas várias habitações.

Da análise efectuada, conclui-se que o deslizamentos e ficou a de ver às características físicas do solo que predominam nesta zona, declive forte mas também aos incêndios rurais, ao longo dos últimos anos, que destruíram a vegetação arbórea e também pela ausência de árvores de médio e grande porte.

Ocorrências idênticas poderão suceder, no entanto, se se tiver em conta o ordenamento do território, a cobertura do solo,o uso do solo e outros aspectos, poderemos minimizar estes efeitos.

É com base nesta problemática, que este Comando Distrital, leva a efeito este Seminário, no sentido de Sensibilizar/Alertar, as Entidades responsáveis, bem como a população em geral, na salva guardadas vidas humanas e do património.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More