terça-feira, 9 de março de 2010

gvSIG - Uma ferramenta eficiente ao serviço dos GTF's


...e porque não utilizar um software gratuito, eficiente, ao serviço do nosso trabalho nos Gabinetes Técnicos Florestais!?

O gvSIG é actualmente o software livre de SIG mais completo, com recursos similares aos diversos softwares proprietários do mercado.
O gvSIG é um software de fonte aberta desenvolvido pela Conselleria d'Infraestructures i Transports (CIT) da Comunidade Autónoma de Valencia, Espanha, com o apoio da União Europeia.
O gvSIG é distribuído sob a licença da GNU-GPL. Permite aceder a informação vectorial e matricial assim como a servidores de mapas que cumpram especificações do Open GIS Consortium. Esta é uma das principais características do gvSIG quando comparado com outros sistemas de informação geográfica, pois contém implementados serviços OGC: WMS (Web Map Service), WFS (Web Feature Service), WCS (Web Coverage Service), Serviço de Catálogo e Serviço de Nomenclatura.

A versão corrente do gvSIG, disponível em diversos idiomas (incluindo em português) pode ser executada em ambientes Windows, Linux e Mac OS X.
A última versão – gvSIG 1.9 - integrou a grande quantidade de plugins/extensões anteriormente desenvolvidos por diferentes projectos livres espalhados pelo globo pelo que contribuiu consideravelmente para a melhoria dos seus recursos, alguns dos quais inexistentes em muitos dos softwares comerciais.
Uma das maiores curiosidades que me chamou ainda mais a atenção foi a possibilidade do gvSIG exigir muito pouco do hardware e possuir uma versão operacional que é transportada numa pendrive - gvSIG 1.9 Portable - funcionando também no Windows Vista e no Windows 7.

As principais características são:

  • Multiplataforma (Java®) – capacidade de rodar no Linux, Microsoft® Windows e Mac OSR X;
  • Interface amigável e bastante intuitiva;
  • Suporte aos seguintes padrões OpenGIS®: SFS (PostGIS® e MySQL®), WFS, WCS, WMS e GML;
  • Ferramentas avançadas de edição, incluindo recursos de comando linha similares aos softwares de CAD mais populares;
  • Capacidade de tratar os principais formatos vectoriais: ESRI® Shapefile (leitura/escrita), DGN (leitura), DWG (leitura) e DXF (leitura/escrita);
  • Conversão de Arquivos KML (Google Earth)
  • Integração com os seguintes SGBDs: PostgreSQL®, MySQL® e Oracle®;
  • Funções de analises espaciais e topológicas;
  • Módulo de impressão com interface interactiva e com vários recursos para inclusão dos principais componentes: escala, vista, legenda, etc.;
  • Módulo de manipulação de tabelas com recursos de junções, geração de pontos a partir de coordenadas, etc.
Requisitos mínimos de hardware: Processador: 1GHz, RAM: 1GB, HD: 60GB
Site Principal: http://www.gvsig.gva.es
Lista de discussão internacional: http://runas.cap.gva.es/mailman/listinfo/gvsig_internacional
Curso de gvSig da Universidade Federal de Goiás: http://www.lapig.iesa.ufg.br/lapig/cursos_online/gvsig/index.html

Emanuel de Oliveira
Gabinete Técnico Florestal de Vila Nova de Cerveira

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More