sexta-feira, 5 de março de 2010

NOAA - Informação Meteorológica Horária


Através do Site da NOAA, mediante uma simples aplicação com base na localização geográfica (latitude e longitude, por ex.º para Vila Nova de Cerveira será 41.58 N; -8.41 W) teremos acesso, gratuitamente, à informação horária da meteorologia, com um elevado grau de precisão. Sendo uma ferramenta muito útil na hora de programarmos as acções de Defesa da Floresta Contra Incêndios, tais como as acções de Fogo Controlado ou mesmo as acções de Vigilância e Prevenção contra incêndios Florestais.


O Link directo para a secção de meteorologia é AQUI!


O QUE É A NOAA!?

A National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) é uma entidade científica integrada no United States Department of Commerce centrada sobre as condições dos oceanos e da atmosfera. Esta agência estatal informa do tempo perigoso, elabora cartas marítimas e meteorológicas, guias de investigação do uso e protecção dos recursos marítimos e costeiros e realiza acções para melhorar o conhecimento e gestão do meio ambiente.

A NOAA foi constituída em 3 de Outubro de 1970 depois que Richard Nixon propor a criação de um novo departamento para atender à necessidade nacional "... para uma melhor protecção de vidas e bens dos perigos naturais ... para um melhor conhecimento do ambiente total ... e para a exploração e desenvolvimento para o uso inteligente dos nossos recursos marinhos ... " Esta agẽncia é composta por um conjunto de três agências existentes, que estavam entre as mais antigas do Governo Federal:

  1. United States Coast Geodetic Survey, formada em 1807;
  2. Weather Bureau, formado em 1870;
  3. e Bureau of Commercial Fisheries formado em 1871.


A NOAA foi fundada dentro do Departamento de Comércio, através do Plano de Reorganização n º 4 de 1970. Derivado dos seus laços com United States Coast and Geodetic Survey, NOAA comemorou 200 anos de serviço em 2007.

NOAA trabalha cumprindo a sua missão através dos seus diversos departamentos:

  • The National Weather Service
  • The National Ocean Service
  • The National Marine Fisheries Service
  • The National Environmental Satellite, Data and Information Service
  • Office of Oceanic and Atmospheric Research
  • Office of Marine and Aviation Operations
  • Program Planning and Integration

A visão estratégica da NOAA é "uma sociedade informada que usa uma compreensão profunda do papel dos oceanos, costas e na atmosfera, do ecossistema global para tomar as melhores decisões sociais e económicas."
A missão da agência é "compreender e prever mudanças no ambiente da Terra e da conservação e gestão dos recursos costeiros e marinhos para satisfazer as necessidades económicas, sociais e ambientais da nossa nação."
Em apoio da sua visão e missão, a NOAA tem quatro objectivos para orientar o seu conjunto de operações. Cada objectivo corresponde a actividades voltadas para os ecossistemas, o clima, meteorologia e água, comércio e transporte.

Especificamente, a NOAA opera para:

  1. Garantir o uso sustentável dos recursos e o equilíbrio da competição entre o uso e os ecossistemas costeiros e marinhos, reconhecendo os seus componentes humanos e naturais.
  2. Compreender as mudanças no clima, incluindo a mudança climática global e o fenómeno El Niño, para garantir que os cidadãos americanos possam planear e encontrarem-se preparados adequadamente.
  3. Fornecer dados e previsões de tempo e eventos do ciclo da água, incluindo tempestades, secas e inundações.
  4. Informar sobre o clima, ecossistemas e informações para tornar o transporte individual e comercial seguro, eficiente e ambientalmente saudável.
Emanuel de Oliveira
GTF Vila Nova de Cerveira

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More