quinta-feira, 23 de maio de 2013

"Rescaldo" do Alto Minho FIRECAMP

O Ciclo de Conferências subordinado ao tema: “A Mudança Climática e o Risco Potencial dos Grandes Incêndios Florestais. Estamos preparados?”, denominado por ALTO MINHO FIRECAMP, constituiu o Seminário Final da operação Protec|Georisk, co-financiada pelo ON.2 - O Novo Norte e promovida pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima.

 Esta iniciativa foi realizada no Centro de Apoio às Empresas, em Vila Nova de Cerveira, nos dias 14, 15 e 16 de Maio.
  
Neste Ciclo de Conferências pretendeu-se com sucesso debater e sensibilizar os agentes de proteção civil para a problemática do risco, no contexto das alterações climáticas, de maior incidência no Alto Minho: Os Incêndios Florestais.


Denominamos este seminário de “FIRECAMP” recorrendo ao conceito americano (EUA) para fazer alusão ao centro nevrálgico de decisão dos grandes incêndios florestais, onde se reúnem todos os recursos para o combate. Tal e qual, pretendeu-se com esta iniciativa única e pioneira no nosso país, de juntar sensibilidades e pontos de vista de todos aqueles envolvidos no planeamento, investigação, prevenção e combate aos incêndios florestais.

Durante três dias, cerca de 200 participantes por dia, ouviram, analisaram e debateram abertamente os mais diversos assuntos propostos e apresentados pelos cerca de 20 oradores que contribuíram de forma inequívoca para o êxito deste evento e comprovada pela elevada participação. Hoje fala-se do ALTO MINHO FIRECAMP para além do território nacional.



Este Ciclo de Conferências sobre Incêndios Florestais contou com um conjunto de técnicos e de apresentações de elevado nível e de incontestável qualidade: Eng.º François Binggeli (ESA Coimbra), Prof. Paulo Fernandes (UTAD), Prof. Domingos Xavier Viegas (ADAI), Prof. Domingo Molina Térren (Universidad de Lleida – Catalunha), Prog. José A. Veja Hidalgo (Centro de Investigación de Lourizán – Galiza), Prof. Rosa Planelles (Universidad Politecnica de Madrid), Engº Salvatore Cabiddu (Corpo Forestale e di Vigilanza Ambientale – Sardenha), Capitão 
Vitor Lima (GIPS-GNR), Engº Orlando Ormazabal (AFOCELCA), Engº Marc Castellnou (Unidad Técnica GRAF  - Bombeiros da Catalunha), Comandante José Ricardo Bismarck (ANPC), Engº Santiago Couceiro (NATUTECNÍA – Galiza), Dr.ª Ilda Novo (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Eng,º Alonso Barreiro Filgueira (Consellería do Medio Rural e do Mar – Galiza), José Mamede Alonso (Escola Superior Agrária de Ponte de Lima - IPVC),  Eng.º Manuel Rainha (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), Eng.º Fernando Chico Zamora (Bombeiros de Madrid) e Engº Júlio Pereira (CIM Alto Minho).


Esta iniciativa permitiu uma nova abordagem sobre a problemática dos incêndios florestais e as alterações climáticas, tendo em conta em conta a necessidade de preparar o território para fazer  face a incêndios cada vez mais destrutivos. Em virtude desta nova visão, a CIM do Alto Minho apresentou a necessidade do estabelecimento de um protocolo de reciprocidade para o uso do fogo técnico, permitindo que os técnicos dos GTF’s possam futuramente trabalhar em equipas para acções de fogo controlado com vista à gestão de combustíveis pela criação de mosaicos, queimadas pastoris e de apoio à cinegética, controlo de espécies invasoras e à execução da rede primária distrital e
para a gestão de combustíveis em povoamentos de pinheiro-bravo e a intenção de constituição de uma plataforma de intercâmbio transnacional visando a troca de experiências, um melhor conhecimento do território face aos incêndios florestais, de modo a garantir uma maior prevenção e protecção do espaço florestal e das zonas de interface urbano-florestal.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More