domingo, 5 de maio de 2013

Apresentação do Orador do FIRECAMP. Rosa Planelles González

ROSA Mª. PLANELLES GONZÁLEZ
Engenheira Florestal Doutorada pela Universidad Politécnica de Madrid.
Pós-graduação sobre gestão florestal, incêdios florestais, avaliação de danos e biologia de solos.

Formação complementar em áreas de aprendizagem cooperativo, liderança e técnicas de comunicação.

Docente de Defesa Florestal e Incêndios Florestais na formação académica de Engenharia da Universidad Politécnica de Madrid.

Directora da EIMFOR - Entrenamiento e Información Forestal, S.L., consultora florestal especializada na defesa da floresta, incêndios florestais e educação ambiental (www.eimfor.com).

Docente em numerosos cursos sobre incêndios florestais, viveiros e repovoamentos. Direcção e co-direcção de 17 projectos de final de curso superior, defendidos e aprovados na Universidad Politécnica de Madrid.

Em Portugal foi formadora do Curso de Análise de Incêndios e de Fogo de Supressão, realizado no Porto, em 2012.

Projectos de investigação:

Desde 2008 até hoje, tem participado em projectos de investigação em temas relacionados com os incêndios florestais e alterações climáticas:
  • BIOENERGY & FIRE PREVENTION,  contribuição da biomassa florestal gerada na prevenção de incêndios florestais na estratégia energética da U.E., do programa LIFE +.
  • RECLAND. MSc Programme in Climate Change and Restoration of Degraded Land. 
  • FIRESMART “Forest and Land Management Options to prevent Unwanted Forest Fires”
  • MATEFL, “Master of Science in Technology‐enhanced Forest Fire Fighting Learning” 
  • VULCANO, metodologia de avaliação e gestão de riscos de incêndios e conflitos de uso partilhado entre linhas eléctricas e ferroviárias e meio envolvente.
Em 2007 iniciou uma linha de trabalho (vigente na actualidad) com a Universidad de Santiago del Estero (Argentina), financiada pela UPM e pela  AECI (Agencia Española de Cooperación Internacional), para estudar a qualidade edáfica de sistemas silvopastoris sustentáveis para a Región Chaqueña, na Argentina.

Entre os anos 1995 e 2004, Técnico Superior investigador participante em cinco projectos no Instituto Nacional de Investigación y Tecnología Agraria y Alimentaria (INIA), relacionados com a qualidade da planta e o restauro da cobertura vegetal através de repovoamento em condições estacionais muito rigorosas (Sudeste espanhol).

É autora de 15 publicações em revistas científicas de impacto e várias em revistas de divulgação.

Participou em 23 congressos com a apresentação de 12 comunicações orais e 13 pósteres.

Participou como assessora técnica na elaboração de conteúdos audiovisuais para vídeos divulgativos relacionados com a defesa contra incêndios florestais.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More