quarta-feira, 8 de maio de 2013

Apresentação do Orador do FIRECAMP. Manuel Rainha

Manuel Luís Costa Correia Rainha

  • Técnico Superior do Quadro do ICNF
  • Bacharelato em Gestão de Recursos Florestais (Instituto Politécnico de Bragança)
  • Licenciatura em Gestão de Projectos e do Espaço Rural (Instituto Politécnico de Bragança)
  • Pós-Graduação em Gestão de Proteção e Socorro (Universidade Moderna)

Principais Trabalhos:


Desde Janeiro 2011 é responsável pela gestão florestal no Perímetro Florestal da Serra da Freita e no Perímetro Florestal das Serras da Mó e Viso com acumulação de funções a partir de Janeiro de 2013 no Programa de Sapadores Florestais, componente de planeamento do serviço público.

Entre Outubro de 2008 e Dezembro de 2011 exerceu funções de Chefe de Divisão da Unidade de Gestão Florestal da Área Metropolitana do Porto e Entre Douro e Vouga.

De Janeiro de 2006 até Outubro de 2008 integrou a equipa técnica da Direcção de Serviços de Defesa da Floresta Contra Incêndios da Direcção Geral das Florestas sendo ponto focal do Programa Nacional de Sapadores Florestais e co-responsável pelo planeamento da actividade operacional e logística das equipas do Grupo de Análise e Uso do Fogo. Integrou o Grupo Fogo Controlado (GeFoco) onde operacionalizou planos de fogo controlado e exerceu funções de formador para credenciação de técnicos florestais e equipas de sapadores florestais.

Entre Junho de 2004 e Dezembro de 2005, em regime de requisição, ingressa na Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais (APIF), com o objectivo de apoiar a constituição e efectuar o acompanhamento técnico dos Gabinetes Técnicos Florestais durante a elaboração dos Planos Municipais de Defesa da Floresta contra Incêndios. Representou a APIF no Sistema Nacional de Protecção Civil e integrou a equipa técnica responsável pela elaboração da Proposta Técnica do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, na componente Prevenção e Recuperação.

Entre Junho de 1995 e Maio 2004 exerceu actividade no Parque Natural de Montesinho nas componentes da gestão do risco de incêndio florestal participando na concepção e gestão de um sistema integrado de avaliação do risco/perigo de incêndio florestal e aferição do sistema canadiano de risco de incêndio – FWI para a área do Parque. Foi também responsável pela formação e gestão operacional das equipas de prevenção, detecção e apoio ao combate a incêndios florestais.

Entre Janeiro de 1993 e Junho de 1995 colaborou com empresas prestadoras de serviços no acompanhamento técnico da execução de projectos de recuperação de áreas degradadas e de controlo de invasoras lenhosas.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More