sexta-feira, 24 de maio de 2013

Caraterização do comportamento do fogo e definição da prescrição de fogo controlado em matos de Ulex europaeus no NW português

O NW de Portugal apresenta uma das mais elevadas incidências de fogos florestais na Europa, favorecida pela elevada produtividade vegetal que o clima de influência atlântica permite e pela ocupação do território por tipos de vegetação de elevada combustibilidade, como os matos de tojo arnal (Ulex europaeus).
 
O estudo baseou-se em recolha de informação relativa ao U. europaeus como um combustível e à sua relação com o fogo, queimas controladas efetuadas no distrito de Viana do Castelo, e análise de incêndios selecionados, com o objectivo de caraterizar a variação do comportamento do fogo em condições de perigo meteorológico reduzido a moderado e definir uma janela de prescrição para o fogo controlado.
 
Os tojais no NW português caraterizam-se pela acumulação rápida de cargas elevadas de combustível total e fino, com um rácio de combustível morto/vivo elevado e porte considerável, o que potencia fogos de grande intensidade mesmo em condições meteorológicas de perigo moderado. Tal recomenda intervenções de gestão do combustível em tojais com idade pós-fogo inferior a 6 anos, que geralmente correspondem a alturas inferiores a 1m.
 
Considerando as elevadas cargas de combustível morto fino, o seu teor de humidade tem um papel muito importante na regulação da intensidade do fogo. Considerando que são desejáveis velocidades de propagação e intensidades da frente de chama reduzidas (respetivamente  0,5-1 m/min e 400-1000 kW/m), a condução do fogo em tojal deverá ser contra o vento ou perpendicular à sua direção (fogo de flanco). A estes requisitos, que garantem operações de queima seguras e sem impactos negativos no solo, correspondem humidades relativas do ar entre 55 e 75%, mais do que três dias desde a última chuva e DMC (o índice de humidade da manta morta do sistema FWI) inferior a 30.
 
Estudo, desenvolvido pelo GTF de Caminha sob orientação do Professor Paulo Fernandes, poderá ser consultado na integra no link abaixo.
 

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More