segunda-feira, 8 de abril de 2013

Manual Operacional do Rescaldo

Este segundo manual formativo é dedicado a um tema de vital importância para o sucesso das manobras de combate – o Rescaldo. Apesar de todos combatentes concordarem com a necessidade do rescaldo, a larga maioria continua a sobrevalorizar o uso da água como único meio para garantir a operação de extinção do fogo. Realmente, a disponibilidade de água é uma óptima condição para fazer uso dela num incêndio florestal, mas o seu uso exclusivo em combate tem demonstrado ao longo dos anos que não constitui uma garantia de sucesso, conferindo uma falsa segurança no seu abundante uso.

Sem dúvida alguma a operação de rescaldo, bem como o combate com recurso a ferramentas manuais, constitui um trabalho de elevadíssima importância que parece cair na subvalorização e isso reflecte-se numa alta taxa anual de reacendimentos. Segundo dados do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e se apenas considerarmos os grandes incêndios florestais ocorridos nos anos 2009 e 2010, a taxa de GIF’s com origem em reacendimentos foi de 8% no primeiro ano e de 17% no segundo ano. Em 2011 os reacendimentos representaram 14,8% do total das ocorrências.

Neste Manual (Caderno Formativo) reúne-se a máxima informação sobre a Operação de Rescaldo, bem como a construção de linhas de defesa com ferramentas manuais e com recurso a máquinas de rastos. Procurou-se uma linguagem simples e acessível e o recurso a um vasto conjunto de imagens por forma a facilitar a interpretação.

Pretendeu-se com este Manual disponibilizar a todos os combatentes informação relativamente a temas que actualmente se debatem nas diversas instruções de preparação para a época de incêndios, pelo que se abrangem os mais diversos assuntos deste âmbito: o Rescaldo e os Reacendimentos; Segurança; Conceitos; Localização da Linha de Defesa; Ferramentas Manuais, Técnicas Construção da Linha de Defesa, Princípios Básicos da Operação de Rescaldo; o uso da Água no Rescaldo, e a Construção de Linhas de Defesa com Máquinas de Rastos (Bulldozer).

Veja abaixo o "Manual Completo". Para recebê-lo GRATUITAMENTE, apenas peça-o pelo e-mail: formacao.incendiosflorestais@gmail.com
 

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More