quinta-feira, 4 de abril de 2013

Apresentação do Orador no FIRECAMP. Domingos Xavier Viegas

Domingos Xavier F. Carlos Viegas

Domingos Xavier Viegas é licenciado em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior Técnico em 1972 e doutorado em Aerodinâmica pela Universidade de Coimbra em 1981. Desde 1992 é professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Em 1990 fundou a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), que constitui uma unidade de investigação integrada no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica. No âmbito da ADAI coordena o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), para a investigação, formação avançada e prestação de serviços na gestão dos incêndios florestais. Coordenou a participação da equipa do CEIF num elevado número de projectos financiados por entidades nacionais e europeias, em colaboração com diversas instituições científicas e operacionais. É director do Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais.

Pertenceu à Direcção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra entre 1994 e 1996. Foi Presidente do Departamento de Engenharia Mecânica e da sua Comissão Científica e coordenou o seu Grupo de Mecânica dos Fluidos durante vários anos.
Integra a equipa de coordenação do Consórcio Nacional Riscos e lidera a Área Temática de Incêndios Florestais deste Consórcio.

É membro do Conselho Nacional de Educação desde 2003, tendo pertencido à Comissão Coordenadora de 2003 a 2009.

As suas áreas científicas de interesse são a propagação dos incêndios florestais, a segurança pessoal e o apoio à decisão na gestão dos incêndios florestais.
É autor de um grande número de trabalhos e estudos publicados internacionalmente e orientou diversos trabalhos de pós-graduação na temática dos incêndios florestais.

Tem vindo a desenvolver diversos relatórios técnicos sobre acidentes em incêndios florestais: de Mortágua, de Pampilhosa da Serra, de Oliveira de Azeméis e de Mogadouro, ocorridos em 2005, envolvendo Bombeiros, os de Cortes, Algaça e Sertã, também de 2005, mas envolvendo civis, e também o de Famalicão, ocorrido em 2006 e o de Guadalajara e de Cerdedo, ocorridos em Espanha.

Principais Trabalhos:
Co-autor do Livro "Incêndios Florestais", com Rossa, Carlos e Ribeiro, Luis Mário; Editor: Verlag Dashöfer Portugal - 2011

Relatório do Mega-Incêndio de Tavira e S. Brás de Alportel 2012
Autor do Livro "Cercados pelo Fogo", Volumes I e II
Estudo sobre o Comportamento Extremo do Fogo

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More