terça-feira, 16 de abril de 2013

Apresentação do Orador do Firecamp. José António Vega

José António Vega Hidalgo

José Antonio Vega é Doutor e Engenheiro Florestal pela Universidad Politécnica de Madrid. Coordena desde 1991 o Departamento de Protección del Centro de Investigación Forestal de la Xunta de Galicia, Centro que tem dirigido de 1989 a 1991 e de 1999 a 2000. Nesta unidade de investigação lidera um grupo de investigadores que levam a cabo projectos sobre temas relacionados especialmente com a melhoria das técnicas de prevenção, combate e avaliação dos impactos ecológicos de incêndios florestais assim como a recuperação de áreas ardidas.




Completou a sua formação com estágios em diversos Centros de Investigação do Fogo do USDA Forest Service:
  • Forest Fire Laboratory em Macon (Georgia) 
  • Forest Science Laboratory em Missoula (Montana) 
  • Forest Fire Laboratory de Riverside (California) 
  • e no Silviculture Laboratory de Bend (Oregon). 
José Antonio foi pioneiro em Espanha na investigação sobre o fogo florestal, tendo iniciado em 1975 e, na utilização do fogo controlado desde 1976. Desde então tem coordenado e participado em mais de 50 projectos de investigação, dentre eles 14 internacionais, com países europeus ou Estados Unidos.

Principais Trabalhos
  •  É autor de inúmeros artigos científicos e técnicos em livros, revistas científicas, actas de congressos, revistas técnicas e de divulgação, sendo convidado para numerosas conferências desta temática.
  • Tem desenvolvido uma intensa actividade docente na área do conhecimento de Engenharia Agro-Glorestal, principalmente na Universidad de Vigo (Departamento de Ingeniería de los Recursos Naturales y Medioambiente) durante os últimos 21 anos. 
  • Também tem exercido a docência em cursos de doutoramento e especialização em diversas Universidades, entre elas: Politécnica de Madrid, Carlos III, Alcalá de Henares, Santiago de Compostela, Valladolid, A Coruña,  León,Córdoba, além de UNED e a UIMP. Durante esse período dirigiu numerosos projectos de final de curso de engenharia e várias Teses de doutoramento e de mestrado.
  • Tem levado a cabo e continua a desenvolver uma intensa actividade em cursos de pós-graduação com especialização em defesa contra incêndios florestais em colaboração com diversas instituições espanholas e internacionais.
  • Também fez parte de numerosas Comissões científicas de Congresos, bem como de comissões sobre planos de investigação e avaliação de projectos de investigação na área da sua especialidade, actuando como revisor em diversas publicações científicas relevantes sobre esta matéria.
  • Para além destas actividades, tem efectuado numerosos relatórios e assessorias para implementar políticas e acções de defesa da floresta contra incêndios nos diferentes âmbitos nacionais e de outros países.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More