terça-feira, 28 de agosto de 2012

ANÁLISE AO GIF DE LA JONQUERA

 Postado por: Emanuel de Oliveira
SMPC/GTF de Vª Nª de Cerveira

Caros Seguidores deste blogue, face à discussão e ao celeuma dos já vários relatórios sobre o GIF de Tavira e de S. Brás de Alportel, deixo aqui um documento elaborado pelo GRAF dos Bombeiros da Catalunha que descreve e analisa o desenvolvimento do GIF de La Jonquera, ocorrido em 22 de Julho de 2012, na província de Girona (Comarca Catalã do Alto Ampurdá) que para além de ter queimado uma área de 13 088 hectares, provocou 18 feridos e causou a morte de 4 pessoas.
Como técnicos e como combatentes, este documento constitui um exemplo a seguir, para que todos tenhamos a oportunidade de compreender um determinado incêndio, analisar e avaliar o comportamento do fogo, definir estratégias e optar por tácticas adequadas, ou seja, aprender.

Veja-se aqui a prova da necessidade de em Portugal proceder-se à documentação técnica e análise de um incêndio, em vez de massudos relatórios de meios que conduzem a situações inconclusivas baseados em fitas de tempo. Isto não significa que não façam falta! O certo é que com relatórios de meios de combate não conseguimos encontrar o caminho para evitar que um GIF volte a repetir-se. Não são os relatórios de meios que nos definem os pontos críticos, os pontos de inflexão, a etiqueta horária, os picos de inflamabilidade, a capacidade de extinção, as corridas de um incêndio, etc e etc.

Olhar um incêndio tecnicamente não tem como objectivo julgar procedimentos ou buscar responsáveis pelas actuações, pois esses já se encontram definidos no SIOPS.
Olhar um incêndio tecnicamente tem como objectivo evitar que a mesma situação se repita, promovendo a gestão de pontos estratégicos, reduzindo a influência dos pontos críticos, promover oportunidades de combate pela gestão florestal defensiva e apoiar tecnicamente a decisão de quem tem a dura responsabilidade do combate e o peso das vidas dos combatentes envolvidos num incêndio.


Deixemos então de mais palavras e atentem por favor ao trabalho que seguidamente se apresenta e que com certeza permitirá um melhor entendimento ao que até agora foi referido. O documento encontra-se para já em catalão (podem utilizar o Google Tradutor) e note-se que foi recentemente publicado num curto prazo pós-ocorrência (precisamente 1 mês depois). Igualmente, deixo aqui um link de um exemplo de um artigo jornalístico que a nossa imprensa deveria de seguir, onde se destacam conceitos técnicos sobre este incêndio (convém ler): Cuatro muertos por los incendios «absolutamente descontrolados» de Gerona

GRAF - Grupo de Actuação Florestal-Unidade Técnica dos Bombeiros da Catalunha, constituída em 1999.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More