segunda-feira, 6 de agosto de 2012

FWI – UMA FERRAMENTA DE APOIO À PREVENÇÃO, ANÁLISE E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

  Postado por: Emanuel Oliveira
SMPC/GTF de Vª Nª de Cerveira

Há uns anos para cá ouvimos falar do Risco de Incêndio Florestal nos canais televisivos, nos jornais e na rádio, pela importância que este dado tem no estabelecimento de medidas e acções de prevenção. Seguidamente, descreve-se como o Risco Diário de Incêndio Florestal é estabelecido e como pode ser útil para quem tem funções na vigilância, no planeamento e prevenção, na análise e no combate.

O sistema Fire Weather Index (FWI) é a primeira parte do Canadian Forest Fire Danger Rating System (CFFDRS) que tem sido desenvolvido e testado desde 1968. Após vários anos de provas comprovou-se a sua eficácia e hoje é utilizado em vários países do mundo, em particular na Europa, sendo calibrado de acordo com a região. Através da utilização deste índice é possível estimar um risco de incêndio a partir do estado dos diversos combustíveis, com base nas observações de elementos meteorológicos. 


FFMC (Fine Fuel Moisture Code) - Índice de humidade dos combustíveis finos
ISI (Initial Spread Index) - Índice de propagação Inicial
DMC (Duff Moisture Code) - Índice de húmus
DC (Drought Code) - Índice de seca
BUI (Buildup Index) - Índice de combustível disponível
FWI (Fire Weather Index) - Índice Meteorológico de Risco de Incêndio

O FWI é um indicador relativo da intensidade do fogo, determinado pelas condições meteorológicas e pelo estado de secura da vegetação, incorporando os dados meteorológicos locais de temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento a 10 m de altura e a quantidade de precipitação acumulada das últimas 24 horas, observados às 12 UTC (13 horas locais).


A intensidade do fogo entende-se como a libertação de energia por unidade de comprimento da frente de chamas, que se expressa em kW/m, e se manifesta visualmente pelo comprimento da chama. A intensidade do fogo condiciona a capacidade do controlo e extinção, pelo que a classificação de perigo meteorológico de incêndio baseada no FWI reflecte o grau de dificuldade das operações de combate aos incêndios florestais.

FFMC – Este índice, classifica os combustíveis finos mortos, de secagem rápida, quanto ao seu conteúdo em humidade. Corresponde assim ao grau de inflamabilidade destes combustíveis, que se encontram à superfície do solo. O conteúdo de humidade destes combustíveis às 12 UTC de um determinado dia, depende do conteúdo de humidade à mesma hora, do dia anterior, da precipitação (mm) ocorrida em 24 horas (12-12 UTC) e da temperatura (ºC) e da humidade relativa do ar (%) às 12 UTC do próprio dia. A intensidade do vento influência apenas na velocidade de secagem dos combustíveis.


ISI – O Índice de Propagação Inicial do fogo, depende do sub-índice FFMC e da intensidade do vento (Km/h) às 12 UTC.
BUI – O Índice de Combustível Disponível, é um factor de avaliação dos vegetais que podem alimentar um fogo (combustíveis "pesados" que se encontram no solo) e é calculado a partir de dois dos sub-índices: DMC e DC.
DMC – Este índice traduz o conteúdo de humidade do húmus e materiais lenhosos de tamanho médio que se encontram abaixo da superfície do solo até cerca de 8 cm. O índice de húmus é calculado a partir da precipitação ocorrida em 24 horas (12-12 UTC), da temperatura e humidade relativa do ar às 12 UTC e do índice de húmus da véspera.

DC – O Índice de Seca é um bom indicador dos efeitos da seca sazonal nos combustíveis florestais (húmus e materiais lenhosos de maiores dimensões), que se encontram abaixo da superfície do solo, entre 8 e 20 cm de profundidade. O índice de seca é obtido a partir da precipitação ocorrida em 24 horas, da temperatura as 12 UTC e do índice de seca verificado na véspera.





Referências:

Instituto Português de Meteorologia
Automatix
CIFAP_UTAD

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More