sábado, 4 de fevereiro de 2012

Queda de grua mata sapador florestal

 Um sapador florestal da Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré (APFCAN), morreu, na quarta-feira, na sequência da queda de uma grua, em Pedrulheira, nas Matas Nacionais da Marinha Grande.

Um outro indivíduo ficou gravemente ferido e foi transportado para o Centro Hospitalar Leiria-Pombal, disse o comandante dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande. O alerta foi dado às 10h45.

Vítor Graça explicou também que “a queda da grua se deu com a cedência do terreno e os ocupantes do cesto tombaram”, sendo que “um deles morreu logo no local”.

A vítima mortal, Hélder Gomes, de 43 anos, residia na Nazaré e tinha dois filhos, um rapaz e uma rapariga. Já o ferido, Dário Barbosa, de 32 anos, foi operado na tarde de quarta-feira e o seu estado, apesar de estabilizado, é considerado grave.

Os dois sapadores, que trabalhavam no cesto, estavam acompanhados por mais dois elementos, um dos quais um engenheiro da APFCAN, para além do condutor da máquina. Os trabalhadores estavam a cortar pinheiros afetados pelo nemátodo.

Segundo Joaquim Morais, presidente da APFCAN, o acidente aconteceu quando uma das sapatas do empilhador telescópico abateu no terreno, provocando a queda da grua, propriedade de uma empresa de Leiria que regularmente realizar trabalhos para a associação sediada em Pataias.

O dirigente já solicitou a realização de uma inquérito, junto da empresa que realiza as auditorias sobre segurança no trabalho e também da companhia de seguros, de forma a apurar-se cabalmente as causas deste acidente fatal.

Ainda de acordo com Joaquim Jordão Morais, mais do que se apurar as responsabilidades, o propósito do relatório é evitar que no futuro aconteçam episódios semelhantes. “A Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré sentem-se moralmente responsável por este acidente, mas queremos acima de tudo apurar todos os factos e esperamos que a empresa da empilhadora faça o mesmo”, disse o dirigente da APFCAN.

Também no local esteve uma equipa da Autoridade para as Condições do Trabalho, que irá elaborar um relatório independente do que foi solicitado pela associação.

Refira-se por último que no local estiveram ainda os Bombeiros Voluntários de Marinha Grande com oito homens apoiados por quatro viaturas, para além de uma viatura Médica de Emergência e Reanimação e de elementos da Proteção Civil municipal.

Fonte: CisterFM

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More