quarta-feira, 19 de setembro de 2012

VALENÇA: PERSISTÊNCIA E MUITAS ÁRVORES!

 Artigo de: Eduardo Afonso & Diana Exposto
SMPC/GTF de Valença

A vontade sempre foi muita por parte de todos os que trabalham no Gabinete Técnico Florestal de Valença (dois técnicos e Equipa de Sapadores Florestais, com cinco elementos). A ideia partiu inicialmente na garantia de autonomia própria na criação e manutenção de árvores num horto florestal municipal.
Com existência de cerca de dois anos, o horto situa-se no estaleiro municipal da Câmara Municipal de Valença, conta com cerca de vinte mil árvores que se repartem por várias espécies, como, pinheiro bravo; pinheiro manso; medronheiro; Chamaeciparis; Catalpas bignonioides; carvalho americano; carvalho alvarinho; alfarrobeira; castanheiro da índia; liquidâmbar; Acer pseudoplatanus; azevinho; Cupressus; bétula; freixo; magnólia; camélia; cerejeira brava; pseudotsuga, ginkgo biloba; loureiro, entre outras.
Aposta-se nas espécies autóctones e sobretudo em ter várias e muitas espécies para posteriores trabalhos como, campanhas de sensibilização (Dia da Árvore), reflorestações e plantações nos baldios.
Já foram realizadas várias iniciativas com recurso a estas árvores, e no período de ações silvícolas sofrem substituições e manutenção por parte da equipa de sapadores florestais . Todo este trabalho deve-se sobretudo à força de vontade da equipa de sapadores que recolhem as sementes, fazem as sementeiras no horto e cuidam do mesmo retirando as gramíneas.
É um trabalho moroso mas que vale a pena, pois o resultado está à vista, chegando à época de plantar todas as árvores já têm o destino final, a terra repartida por várias freguesias do concelho. Trabalha-se para a criação de espaços florestais, trabalha-se com persistência para que hajam muitas árvores no concelho de Valença.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More