quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Incêndios 2010


Este é o mapa obtido através da plataforma Global Fire Information Management System (GFIMS), disponibilizada pelo Departamento de Recursos Naturais (NRD) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), dos incêndios activos desde 01/06/2010, no território português. Verifica-se claramente que os a mancha se concentra nos distritos das regiões do Norte e Centro Litoral.

Este é o mapa das áreas comunitárias ou baldias submetidas a Regime Florestal. (Fonte: Programa Nacional para a Valorização dos Territórios Comunitários).

É interessante verificar que, à excepção do distrito do Porto e Aveiro (Litoral), o grosso das ocorrências coicidem com áreas públicas, para além de coicidirem com áreas protegidas e classificadas, destacando-se o Parque Nacional Peneda Gerês.

Amélia Freitas
SMPC/GTF Caminha

1 comentários:

Emanuel Oliveira disse...

Caros Companheiros,

Observando o "panorama", considero que devemos parar para reflectir sobre esta situação.

Será que estes incêndios têm como causa o "incendiarismo por demência" ou será pura negligência!?

Será que a causa destes incêndios não estará num descontentamento popular que um doente extremo aproveitou, associado à actual gestão dos espaços florestais, para pôr-lhes um fim!?

Isto merece uma reflexão séria, bem como medidas duras e acções punitivas sobre quem pratica estes actos criminosos que quanto a mim deveriam de ser considerados como crimes à humanidade, derivado do estado de saúde que o planeta atravessa!

Se efectivamente são doentes, sejam pois internados! Se são apenas criminosos, então existe um lugar para eles!

Um crime desta gravidade é que não pode continuar sem castigo!

Emanuel Oliveira

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More