quinta-feira, 12 de agosto de 2010

GFIMS - Uma Plataforma de Gestão de Informação de Incêndios Florestais



Os Gabinetes Técnicos Florestais têm hoje uma nova ferramenta para o combate aos incêndios florestais. O Departamento de Recursos Naturais (NRD) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) acaba de publicar um site que identifica, quase em tempo real, os pontos de ocorrência de incêndio florestais detectados em todo o mundo.

O Site denominado Global Fire Information Management System (GFIMS), trata-se de um projecto desenvolvido em parceria com a Universidade de Maryland (Estados Unidos) e recorre aos satélites da NASA para mostrar as imagens cartográficas online (MODIS).

O Departamento de Recursos Naturais (NRD) da FAO explica que há um desfasamento de cerca de duas horas desde o rastreamento satélite até à disponibilização dos dados pelo que nos permitirá obter dados essenciais enquanto o fogo está activo.

Os utilizadores desta importante plataforma podem activar um sistema de alerta por correio electrónico sobre um dado território. De momento a informação publicada pelo GFIMS está disponível em inglês, francês e espanhol.


O GFIMS fornece informações hotspot / fire dos incêndios florestais através de:
  1. Mensagem de correio electrónico e texto - Global Fire Alertas Email;

  2. WebGIS Interactivo - Web Fire Mapper;

  3. Últimos dados hotspot / fire para download (formato ESRI e arquivos de texto, NASA WorldWind Plugin, Google Earth ™ KML, OGC WMS);

  4. Subconjunto de imagens MODIS.

Dados de Incêndios Activos

O GFIMS oferece diversos formatos de dados "MODIS hotspot /active fire" que os usuários possam descarregar:

Arquivos de Texto “active fires / hotspots”

Arquivos de texto “active fires / hotspots” diários dos últimos 2 meses, podem ser descarregados a partir do seguinte site FTP: ftp://mapsftp.geog.umd.edu.

Active fires / hotspot shapefiles

As Detecções de incêndios “active fires / hotspots” em formato shapefile, estão disponíveis para as últimas 24 horas, 48 horas e períodos de 7 dias.

Web Fire Mapper WMS

O "Web Fire Mapper WMS" (versão 1.1.1) oferece o "padrão Open GIS Consortium e serviços on-line interface de mapeamento" Web Map Service (WMS). " Usando WMS, pode deixar o gabinete ou clientes da Web GIS aceder aos dados das últimas 24 e 48 horas à Web Fire Mapper.

Google Earth / KML

O GFIMS fornece ficheiros KML (Keyhole Markup Language) para a visualização das detecções de hotspots de incêndios florestais durante as últimas 24 horas e 48 horas, para uso em Software como Google Earth.

Conector "NASA World Wind" para detecções hotspot de incêndio de incêndios activos

O GFIMS fornece um conector para a aplicação "NASA World Wind" na visualização de detecções de hotspots de incêndio nas últimas 48 horas.

Climate Modeling Grid (CMG)

Os produtos CMG de incêndios florestais são resumos estatísticos da quadrícula da informação de pixeis de de incêndios, para uso em modelos regionais e globais. Os produtos são fornecidos em resolução espacial a 0,5 ° em períodos mensais e de 8 dias. Os produtos apresentam-se em formatos FITS e HDF. Para obter mais informações sobre o produto CMG, consulte o Guia do Usuário do MODIS Fire (2,5 MB). Os produtos de CMG estão disponíveis através de FTP.


Pelo pouco tempo que tive para experimentar a plataforma, creio que constitui uma óptima ferramenta para a localização das ignições. Contudo, aproveito para lembrar que a informação hotspots shapefile encontra-se no sistema de coordenadas WGS 84. O que também pude detectar é que num incêndio florestal as frentes são assumidas pela plataforma como hotspots/active fires, não nos dá o desenho da área, mas permite-nos observar a evolução do incêndio.

Caros colegas, convido-vos a recorrerem à plataforma, pois com certeza será muito útil até para a validação dos dados SGIF.


Emanuel de Oliveira

SMPC/GTF de Vila Nova de Cerveira


0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More