sábado, 17 de abril de 2010

Equipa de Montanha - GIPS-GNR


A partir deste mês, o Alto Minho conta com a recém criada Equipa de Resgate de Montanha integrada no Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), unidade da Guarda Nacional Republicana (GNR).
A missão desta equipa, formada na Serra da Estrela e nos Pirinéus, será o socorro e resgate dos amantes dos desportos de montanha envolvidos em acidentes ou perdidos. É bom recordar que por exemplo, na Meadinha (Zona de Escalada da Peneda - Arcos de Valdevez), até agora o resgate era realizado normalmente pela equipa do GREIM (Grupo de Rescate Especial de Intervención en Montaña) da Guardia Civil.
Assim, para além do importante auxílio que os elementos do GIPS dão no combate aos Incêndios Florestais e nas Acções de Fogo Controlado, também vamos poder contar com eles nas acções de Socorro de Montanha. Acreditamos que terão um papel fundamental, visto que o distrito de Viana do Castelo, tem vindo a registar um elevado aumento dos praticantes de desportos de montanha. No ano 2006, o território registou cerca de 100 000 praticantes dispersos pelos trilhos do Alto Minho, números que dizem apenas respeito a actividades organizadas por clubes e empresas, não se contabilizando os grupos escolares, famílias e grupos de amigos ou actividades individuais.
Mais gente na montanha significa uma maior probabilidade de incidentes ou acidentes.
Votos de Felicidades a este novo elemento da Protecção Civil.

Emanuel de Oliveira - SMPC/GTF de Vila Nova de Cerveira

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More