terça-feira, 12 de abril de 2011

Autoridade Florestal Nacional e Municípios do Alto Minho de mãos dadas no Fogo Controlado!

Apresentação no Alto Minho das Equipas de Fogo Controlado da AFN

No passado dia 5 de Abril foram apresentadas na Freguesia de Covas, em Vila Nova de Cerveira, as Equipas de Fogo Controlado (EFC n.º 1, 2 e 3) da Autoridade Florestal Nacional (AFN) que actuarão na Região Norte. Estas equipas constituídas ao abrigo do Despacho N.º 21/2011 têm por como missão desenvolver um conjunto de acções de promoção e execução de fogo controlado, fundamentalmente nos Perímetros Florestais.

As equipas são coordenadas pelos Coordenadores de Prevenção Estrutural (CPE) Eng.º António Vivas (EFC 1), Eng.º Edgar Bragadas (EFC 2) e Eng.º Eduardo Carvalho (EFC 3). A coordenação no distrito de Viana do Castelo das acções de fogo controlado é da competência do Mestre Ivo Gomes (CPE de Viana do Castelo).

Estas equipas encontram-se dotadas de equipamento adequado, como sejam viaturas equipadas com kit de intervenção e equipamentos de protecção individual, para a realização e apoio às acções de fogo controlado.

A apresentação decorreu no Salão Nobre da Sede da Junta de Freguesia de Covas, na presença do Comandante Distrital Tenente-Coronel Paulo Esteves, do Presidente da Junta de Freguesia Dr. Rui Esteves e contou ainda com 3 técnicos da empresa NATUTECNÍA (Elementos das EPRIF's da Galiza), os técnicos do SMPC/GTF de Vila Nova de Cerveira, dos GTF's de Valença, de Caminha, de Viana do Castelo e de Paredes de Coura, assim como o representante dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, da Corporação de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira e as equipas de Sapadores Florestais de Valença (SF 19-111) e de Vª Nª de Cerveira (SF 20-111).

Após a reunião de apresentação procedeu-se ao “briefing” para a estruturação da acção de queima prevista, cujo objectivo foi a eliminação de pontos críticos com vista à protecção do povoamento florestal do baldio de Covas e do lugar de Vilares. Igualmente, da parte da tarde levaram-se a cabo acções de queima para protecção do lugar de Tojal, na Freguesia de Arga de Cima, Concelho de Caminha.

Esta primeira acção conjunta no Alto Minho demonstra a necessidade de integração dos técnicos dos GTF's da região que se encontram em fase final de formação em fogo controlado (promovida pelo Governo Civil de Viana do Castelo). Salienta-se a importância, dado o papel dos técnicos dos GTF's na organização e na preparação das parcelas para posteriormente serem sujeitas à acção integrada de queima, com a participação de elementos oriundos de diversas entidades. Para além da preparação das parcelas, os técnicos dos GTF's assumiram a organização dos meios, a análise da prescrição e comportamento do fogo, bem como a acção de queima, sob a supervisão e coordenação dos responsáveis das EFC's da AFN.

A integração dos técnicos municipais, sapadores florestais, bombeiros e técnicos da AFN neste trabalho conjunto, contribui para o trabalho de preparação para o Período Crítico, como formação e na aproximação dos diversos intervenientes no combate a incêndios; bem como para a necessária gestão de combustíveis com vista ao aumento da resiliência aos incêndios florestais , cuja acção conjunta e de cooperação pública permite a sua aplicação a custos muito mais reduzidos e de maior eficácia para o Alto Minho.

Veja o Vídeo!



Postado por: Emanuel de Oliveira
SMPC-GTF de Vila Nova de Cerveira

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More