GTF de Vila Nova de Cerveira

1. Área do Concelho

Vila Nova de Cerveira situa-se no Noroeste Peninsular, na região Norte de Portugal e distrito de Viana do Castelo, precisamente na margem esquerda do rio Minho, confinando a Norte com o Concelho de Valença, confinando a Este com o Concelho de Paredes de Coura e Concelho de Ponte de Lima, confinando a Sul com o Concelho de Caminha e confinando a Oeste com o rio Minho e a vizinha Galiza.
A larga maioria da extensa área florestal do Concelho encontra-se no Perímetro Florestal de Vieira e Monte Crasto, sob a tutela da Direcção Regional de Florestas - Norte, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
Vila Nova de Cerveira é sede de concelho de 15 freguesias que ocupam no seu conjunto um território com cerca de 108 km2

2. Caracterização breve do Concelho ao nível florestal

Segundo a Carta de Ocupação do Solo de 2009, actualizada pelo SMPC em 2012, através de fotointerpretação e trabalho de campo, o Concelho caracteriza-se por um território cuja ocupação é muito diversificada. O tecido urbano [U] ocupa pouco mais de 7% da área total do concelho. Os matos ou incultos [I] são uma das categorias de maior expressão (27,3%) sendo compostos na sua maioria por tojais (Ulex sp), urzais (Erica sp.) e Hakea sericea.
As culturas agrícolas [C] perderam em relação a 2006 cerca de 1200 hectares, ocupando actualmente 16,2% da superfíce.
A superfície florestal em 2012 vê-se incrementada pelo grande aumento do pinhal regenerado resultante dos Grandes Incêndios Florestais de 2005, ocupando uma área de 4470 hectares, isto é 41,2% do território. Sendo assim o espaço florestal (superfície florestal e incultos) do Concelho ocupa cerca de 70% do território.

3. Área Florestal

A floresta em Vila Nova de Cerveira jogou e joga um papel fundamental na diversificação económica do concelho.
No período correspondente ao triénio 1979-1981, a contribuição percentual para o Valor Acrescentado Bruto Agro-Florestal foi de 26% e, em 1994, o aproveitamento florestal ocupava cerca de 44% da área do concelho, sendo o Pinheiro-Bravo a espécie produtiva dominante.
É de salientar que desses cerca de 7.433 hectares de espaço florestal, 5.696,25  hectares são baldios submetidos ao Regime Florestal.

4. Rede Natura 2000

Vila Nova de Cerveira possui no seu território uma vasta área incluída no Sítio Rio Minho da Rede Natura 2000, envolvendo cerca de 714 hectares dos 4 554 hectares que constituem o Sítio e abrangendo no concelho parte do território das freguesias de Vila Meã, Campos, Reboreda, Lovelhe, Vila Nova de Cerveira, Loivo e Gondarém, englobando terrenos privados e do Domínio Público Marítimo. Este Sítio envolve no concelho uma área florestal que constitui as galerias ripícolas e os terrenos agrícolas marginais ao rio. Devido à sua localização e ao tipo de ocupação do solo, apresenta um risco de incêndio muito baixo e baixo.

5. Acções Executadas desde 2005

  • Sessões de esclarecimento em colaboração com a GNR
  • Acompanhamento da Equipa de Sapadores Florestais 20-111 e da Equipa Municipal de Intervenção Florestal
  • Avaliação e acompanhamento das acções beneficiação e manutenção de infra-estruturas florestais (caminhos florestais e pontos de água);
  • Monitorização de fogos florestais: incêndios e queimas
  • Execução de Acções de Fogo Controlado
  • Planeamento: PMDFCI da 1ª e 2ª Geração, Plano de Fogo Controlado de Vila Nova de Cerveira, Plano Municipal de Emergência da Protecção Civil, Plano de Contigência face à Gripe, Plano de Contingência face à Seca.

6. Equipa de Sapadores Florestais

SF 20-111 - sob a co-coordenação da Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho

7. Técnico do Gabinete Técnico Florestal

Filipe Morais
ID skype: gtf.vncerveira
Telem: 925 490 427
E-mail: gtf.vncerveira@gmail.com

1.    Bacharel em Engenharia Agro-Pecuária pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. Pós-Graduação em SIG.
2.    Técnico Credenciado em Fogo Controlado
3.    Exerce funções no Gabinete Técnico Florestal desde Maio de 2006



Emanuel de Oliveira foi técnico-coordenador do GTF de Vila Nova de Cerveira, na qualidade Comandante Operacional Municipal. Em 2001 inicia a sua relação laboral como freelancer no Município de Vila Nova de Cerveira. Em 2009 é nomeado para o cargo de Comandante Operacional Municipal da Protecção Civil, o qual deixa de exercer em 31 de Março de 2014, cessando as suas funções no Município. Para além de diversos artigos técnicos relacionados com os fogos florestais é autor do blogue: http://meteofogo.blogspot.pt/ - Informação Meteorológica para a Gestão de Fogos Florestais.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More