segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Técnicos dos GTF's participam no Curso de Análise de Incêndios e de Fogo de Supressão

Postado por: Emanuel Oliveira
SMPC/GTF de Vª Nª de Cerveira

No passado dia 25 de Setembro, no Porto, teve início o primeiro Curso de Análise de Incêndios e de Fogo de Supressão reconhecido pela Autoridade Florestal Nacional (Ref.ª n.º 308/DUDEF).
Esta acção visa dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos que permitam capacitar os técnicos para uma melhor interpretação do comportamento do fogo e análise dos incêndios, apoiando a tomada de decisão do responsável pelo Comando de Operações e Socorro. Por outro lado, este Curso vem formar os técnicos participantes no uso correcto do fogo de supressão nas operações de combate: fogo táctico e contrafogo – mediante a identificação e avaliação de oportunidades, planeamento, organização e segurança.




Este Curso com uma carga horária de 63 horas, distribuídas por 9 dias de formação, é ministrado por formadores altamente experientes da empresa galega Consultoría Natutecnia S.L, designadamente:
  • Santiago Couceiro - Eng.º Florestal, Director de Natutecnía e Coordenador de Meios Aéreos da Galiza;
  • Pablo Pérez Costa - Eng.º Técn. Florestal, Técnico de Brigada Helitransportada, como Coordenador de Meios Aéreos;
  • António Candá - Eng.º Técn. Florestal, Técnico de Brigada Helitransportada, como Coordenador de Meios Aéreos e Técnico da Equipa de Prevenção de Incêndios Florestais-EPRIF.

A formação teórica conta ainda com a formadora Rosa Planelles González, Engenheira Florestal, directora da EIMFOR, SL e Docente de Defesa Florestal na Escuela Técnica de Ingenieros da Universidad Politécnica de Madrid.

Em termos gerais, nesta acção são exploradas e aprofundadas diversas temáticas relacionadas com o comportamento e extinção dos incêndios florestais: Meteorologia de Incêndios, Comportamento Extremo do Fogo, Sistema de Previsão de Campbell, Simuladores de Incêndios, Análise de Incêndios – Casos Práticos, Planificação do Fogo de Supressão, Planificação da Segurança, Gestão do Risco, Exercícios Práticos com fogo real, entre outros temas.

Em virtude de diversos factores que se prendem sobretudo com a alteração do uso dos solos e a mudança climática, os incêndios florestais tendem a aumentar a sua intensidade e capacidade destrutiva pelo que, tal como já se verifica em vários países do mundo, existe a necessidade de integrar técnicos analistas nos teatros de operações para documentar e registar o desenvolvimento de um incêndio, bem como para o importante papel de apoio ao COS na tomada de decisão nas operações de extinção.

A realização deste Curso mereceu desde logo uma elevada receptividade por parte dos técnicos dos Gabinetes Técnicos Florestais de diversos Municípios, bem como de outras entidades com funções de defesa e combate a incêndios florestais.

Nesta pioneira acção participam 17 técnicos provenientes dos GTF’s de Seia, de Felgueiras, de Santo Tirso, de Vila Nova de Cerveira, de Vimioso, de Cantanhede, de Valongo, de Oliveira do Hospital, de Águeda, de Melgaço, de Porto de Mós, de Penafiel, de Paredes de Coura, de Celorico de Basto, de Chaves e de Gondomar, bem como 5 técnicos de outras entidades e organismos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More