quinta-feira, 14 de junho de 2012

AUMENTO DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS DEVIDO À MUDANÇA CLIMÁTICA

Postado por: Emanuel Oliveira
SMPC/GTF de Vª Nª de Cerveira
Segundo uma investigação publicada neste mês de Junho no “The Journal Ecosphere” espera-se neste século um grande aumento de incêndios florestais sobre uma grande parte do planeta devido à mudança climática.
Usando modelos de incêndios baseados em dezasseis saídas de modelos climáticos utilizados no relatório IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) de 2007, os investigadores, liderados por Max Moritz de UC Berkeley, concluíram que 38% do planeta deverá sofrer aumentos da actividade de incêndios nos próximos 30 anos. Esta taxa aumenta até 62% no final do século XXI.
No entanto, muitas regiões do planeta onde se esperam aumentos da precipitação, em particular nos trópicos, deverão apresentar menos incêndios. Os investigadores prevêem que 8% da Terra terá uma redução da probabilidade de incêndios nos próximos 30 anos e 20% apresentará uma redução até ao final do século. Os modelos não coincidem em como ocorrerá a mudança do perigo dos incêndios para uma grande parte do planeta: 54% para o período 2010-2039 e 18% para o período de 2070-2099.

Encontraram-se seis factores chave para controlar as probabilidades dos incêndios nos modelos. A mais importante foi quanta vegetação havia disponível (NPP - Net Primary Production/PPL - Produção Primária Líquida). Outros três factores, com metade da importância, foram a precipitação do mês mais seco, a temperatura média do mês mais quente e a diferença entre a temperatura registada no verão e no inverno. Os outros dois factores, menores, foram a temperatura média do mês mais húmido e a precipitação anual.

Os autores concluíram que a ocorrência de futuros incêndios parece ser condicionada principalmente pela humidade disponível em muitas áreas e que o esperado aumento da temperatura global de 3.5 ºC que se utiliza nos modelos não constituirá o único factor dominante nos incêndios florestais.

Mudança Fraccional Prevista na Probabilidade de Incêndios para o período de 2010 a 2039 (mapa superior) e de 2070-2099 (mapa inferior) para a média dos dezasseis modelos climáticos utilizados para o relatório do IPCC de 2007.

Fonte da  Imagem: Climate change and disruptions to global fire activity, Moritz et al., 2012, from the journal Ecosphere.
Fonte do Artigo:  www.eltiempo.com
Documento da Investigação: http://www.esajournals.org/doi/pdf/10.1890/ES11-00345.1

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More