terça-feira, 15 de novembro de 2011

Risco de incêndio em outubro com valores acima da média

Em Outubro o risco médio de incêndio florestal, RCM, e o valor médio do índice meteorológico de risco de incêndio, FWI, foram os mais elevados desde 2006 e 2001, respetivamente, apresentando valores muito acima da média para este mês.

Este facto deveu-se fundamentalmente às elevadas temperaturas verificadas no território do continente, associadas a uma precipitação abaixo dos valores normais.
O mês de outubro foi o mais quente desde 1931, com um valor médio da temperatura máxima do ar no continente de 25.96º, muito acima do normal, correspondendo a uma anomalia de +4.73ºC. Houve persistência de dias quentes, registando-se um número de dias com temperatura máxima do ar superior ou igual a 25ºC (dias de verão) muito superior ao normal de 1971-2000, tendo ainda ocorrido duas ondas de calor.
O índice de seca foi bastante superior à média dos últimos 8 anos, sendo apenas superado pelo mês de outubro de 2005.
Estas condições refletiram-se no elevado número de ocorrências de incêndios e de área ardida, designadamente nos períodos mais quentes e mais secos do mês.
As taxas de acerto da previsão das classes do risco de incêndio difundidas pelo IM foram de 99,8% e 98,2%, para a previsão a 24 horas e a 48 horas, respetivamente.

Fonte: http://www.meteo.pt/

Postado por
Amélia Freitas
GTF Caminha

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More