quarta-feira, 18 de julho de 2012

Informação Meteorológica de Incêndios

Postado por: Emanuel de Oliveira
SMPC/GTF de Vª Nª de Cerveira

À semelhança do trabalho desenvolvido na vizinha Espanha, com especial destaque para a UNAP do Centro Operativo Regional de Lucha Contra Incendios Forestales da Dirección General de Montes y Espacios Naturales da Junta de Castilla La Mancha, o Serviço Municipal de Protecção Civil de Vila Nova de Cerveira considerou a importância de divulgar a situação meteorológica relacionada com os incêndios florestais, seguindo um modelo semelhante.

Tal como se procedeu com a informação de alertas por e-mail e sms, em que o SMPC de Vª Nª de Cerveira já leva a cabo há cerca de 5 anos, constitui apenas mais uma forma de manter todos os responsáveis e actuantes na planificação, na prevenção e no combate, informados sobre as condições meteorológicas que poderão afectar os incêndios florestais.
Não se trata de uma informação diária, mas para períodos de 72 horas, e que estará disponível durante a fase denominada de Período Crítico.

Espera-se que seja mais uma ferramenta disponível para todos aqueles que se encontram envolvidos no combate aos incêndios florestais no território do Alto Minho.
Sendo assim, a partir de agora também ficará esta informação disponibilizada via blog, bastando proceder a um clique no menu lateral "METEOROLOGIA DE INCÊNDIO".

NOTA ESPECIAL:

Igualmente, após consulta com técnicos dos demais GTF's do distrito e, à semelhança da experiência da Junta de Castilla la Mancha, com o apoio e colaboração dos técnicos e combatentes, pretende-se colocar uma nota técnica referente às ocorrências no território do Alto Minho (incêndios florestais com mais de 1 ha). Para colaborar nesta acção, basta que nos façam chegar uma ou duas fotos do incêndio, onde se observe a coluna de fumo e altura e comprimento de chama, bem como (caso seja possível) uma sucinta informação referente ao tipo de combustível (altura e tipo de matos, tipo e idade do povoamento), hora de alerta e área estimada. Esta informação será relacionada com a meteorologia local.

Este trabalho será útil para a tipificação dos incêndios florestais da nossa região, pelo que gostariamos de contar com a colaboração de todos! Os GTF's do Alto Minho Agradecem!

A Informação deverá ser remetida para: gtfs.altominho@gmail.com.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More