segunda-feira, 21 de maio de 2012

GOVERNO APROVA CRIAÇÃO DE BOLSA DE TERRAS PARA FINS AGRÍCOLAS, FLORESTAIS E SILVO PASTORIS E BENEFÍCIOS FISCAIS

O Conselho de Ministros aprovou uma proposta de lei que cria a bolsa nacional de terras para utilização agrícola, florestal ou silvo pastoril, que terão como estimulo positivo a redução do IMI.

A Ministra da Agricultura, do Mar do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, afirmou que a proposta de lei que foi aprovada tem como «objetivo geral facilitar o acesso à terra no total e absoluto respeito pela propriedade privada».

As terras são disponibilizadas na bolsa sempre de forma absolutamente voluntária e com total respeito pela propriedade privada. A bolsa de terras pode integrar terras do Estado e de privados.

A criação de bolsa de terras, vai permitir a utilização dos prédios rústicos com aptidão agrícola, florestal ou silvo pastoril pertencentes ao Estado ou às autarquias locais, e ainda dos baldios, vai potenciar as condições para o início de atividade de novos agricultores, nomeadamente dos mais jovens, promovendo o rejuvenescimento do tecido produtivo.

«O grande objetivo é aumentar a nossa produção quer na área agrícola, que na área florestal e também de atrair mais gente para a agricultura, nomeadamente jovens» afirmou Assunção Cristas.

A bolsa de terras é gerida a nível nacional pela Administração e a nível local por entidades idóneas, como associações de agricultores, municípios ou freguesias.

O Governo aprovou uma proposta de lei que atribui benefícios fiscais à utilização das terras agrícolas, florestais e silvo pastoris e à sua disponibilização em bolsa de terras, a a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis, na parte rústica, seja obrigatoriamente reduzida entre 50% e 75%, mediante deliberação da respectiva autarquia.

Este «estimulo positivo apenas entrará em vigor quando estiverem revistas as matrizes rurais do imposto municipal sobre imóveis» acrescentou a Ministra.

Assunção Cristas anunciou que «muito brevemente, mesmo antes da bolsa de terras estar em funcionamento, o ministério da Agricultura irá disponibilizar as suas terras e será dada prioridade máxima no acesso aos jovens agricultores».

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More