segunda-feira, 19 de março de 2012

Mais de metade do continente em seca extrema

De acordo com o Observatório de Secas do Instituto de Meteorologia, a situação de seca meteorológica apresentava em 15 de março um agravamento face à situação registada no final de fevereiro, agora com mais de metade do território continental em situação de seca extrema (53%) e a parcela restante (47%) em seca severa, os dois níveis mais elevados de severidade deste episódio climático.

Também a percentagem de água no solo, que mede a capacidade de água utilizável pelas plantas, revela uma situação de escassez com valores inferiores a 50% em todo o território, havendo mesmo locais na região sul onde é inferior a 40%.

Esta situação fica a dever-se à ausência de precipitação significativa em praticamente todo o território durante a primeira quinzena de Março, período em que se registaram em média 5,7 mm.

Para o final do mês de março, tendo em conta a previsão de longo prazo disponível para a precipitação que aponta para valores abaixo do normal para a época nesta quinzena, o Instituto de Meteorologia admite como mais provável um cenário de não desagravamento na severidade da seca meteorológica.

O Observatório de Secas do IM fará no final de março nova atualização desta informação.

1 comentários:

gtfsdoaltominho disse...

Através da análise dos valores de pluviosidade, verifica-se que os referentes ao período 2011-2012, são semelhantes aos verificados em 2004-2005 e se considerarmos ainda as previsões sazonais entre o mês de Abril e Agosto, com reduzidos ou mesmo nulos valores de pluviosidade, estamos perante uma situação preocupante.

A verificar-se no futuro próximo as previsões, poderemos ter mais uma época de incêndios como a verificada em 2005, em parte devido ao estado dos combustiveis. Além disso poderão ocorrer problemas com o abastecimento de água às populações.

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More