terça-feira, 13 de março de 2012

Inverno excecionalmente frio e seco

O Inverno climatológico de 2011/2012 (dezembro, janeiro e fevereiro) foi caracterizado por tempo frio e por reduzida precipitação em Portugal continental.

A persistência excecional de um anticiclone de bloqueio na região atlântica entre o Continente e os Açores que se estendeu em direção à Europa Central, desde meados de dezembro 2011 até final de fevereiro 2012, motivou a quase ausência de precipitação.

Durante este período registaram-se em média no continente 64mm, o que corresponde a cerca de 18% da precipitação normal (1971-2000), valores que levam a classificar o inverno de 2011/2012 como o mais seco desde 1931.

Em termos de temperatura o ar este período foi particularmente caracterizado pelos baixos valores da temperatura mínima, colocando este inverno como o terceiro com mais baixos valores de temperatura mínima desde que se iniciaram os registos continuados no continente.

Durante os meses de inverno verificaram-se vários dias com temperatura mínima inferior a 0ºC em muitas regiões, inclusivamente com registo de valores mínimos absolutos em fevereiro, assim como a ocorrência de uma onda de frio prolongada também em fevereiro.

Neste inverno, como consequência da fraca precipitação ocorrida, o território continental entrou em dezembro em situação de seca meteorológica que se tem vindo a intensificar. No final de fevereiro o território encontrava-se na sua totalidade em situação de seca, nos dois níveis mais elevados de severidade - severa (68%) e extrema (32%).

Fonte: Instituto de Meteorologia

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More