domingo, 4 de março de 2012

Alto Minho com Quatro vezes mais fogos em 2012

O Alto Minho somou, nos primeiros dois meses de 2012, quatro vezes mais incêndios do que em igual período do ano anterior, indicam dados avançados hoje à Lusa pelo Comandante Distrital de Operações de Socorro.

Segundo Paulo Esteves, no distrito de Viana do Castelo registaram-se, entre 01 de janeiro e 28 de fevereiro de 2012, um total de 406 incêndios, numa média diária de quase sete fogos. Em igual período de 2011, o total foi de apenas 104 incêndios.
"O aspeto mais positivo é que, segundo os dados preliminares de que dispomos, a evolução da área ardida não foi semelhante ao número de ignições", sublinhou o comandante distrital.
Até agora, os incêndios destruíram uma área de 721 hectares, enquanto que nos primeiros dois meses de 2011 esse número rondou os 465 hectares.
"Temos registado, como é sabido, condições adversas, desde o tempo seco à ausência de precipitação, além de determinados comportamentos negligentes, sem deixar de admitir que, em alguns casos, não seja mais do que isso", admitiu Paulo Esteves.
Acrescenta que as queimadas, que nesta altura são permitidas mas que "rapidamente se descontrolam", representam um dos principais focos do problema.
"Neste momento as condições não são as mesmas, há uma vegetação muito seca e a humidade relativa do ar está abaixo dos 30 por cento. Por isso, estamos a aconselhar que as queimadas sejam feitas apenas da parte da manhã, sem abandonar o local e só depois de verificar se o terreno está limpo, à volta", apontou ainda o comandante distrital.
Segundo Paulo Esteves, apesar de o número "anormal" de incêndios nos primeiros meses do ano, o dispositivo combatente no distrito "tem respondido com uma prontidão além do expectável" para esta altura.
"Essa prontidão tem sido importante, além da coordenação de meios. Basta dizer que só no dia 28 de fevereiro tínhamos seis incêndios no concelho de Arcos de Valdevez, todos à mesma hora", rematou.

Fonte: Diário de Notícias, por Lusa, 01 Março 2012

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More