terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Jornada Teórico-Prática de Fogo de Supressão

ENQUADRAMENTO

O uso do fogo táctico, vulgo contrafogo, é uma das técnicas mais eficazes no combate aos incêndios florestais, contudo muitas vezes é aplicada sem qualquer conhecimento, sem compreensão dos factores envolvidos no comportamento do fogo e sem obedecer às elevadas exigências de segurança. Daí ter sido regulamentado o recurso ao fogo táctico, pela celeuma que levantou o seu uso por parte dos combatentes, no entanto continua-se a recorrer à técnica, dada a sua eficácia. Sendo assim, impõe-se a necessidade de dotar os combatentes do Concelho de Vila Nova de Cerveira de conhecimentos que contribuam para o uso eficaz, eficiente e seguro desta táctica de combate, de acordo com o estipulado no ponto 4, do Artº 15 do Despacho n.º 30/90 (Regulamento do Fogo Técnico):

“4 — Os COS, nas situações previstas no Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS), podem, após autorização expressa da estrutura de comando da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registada na fita de tempo de cada ocorrência, utilizar fogo de supressão.”

A acção está orientada para os bombeiros e sapadores participantes no ciclo de Jornadas Técnicas de Defesa da Floresta Contra Incêndios promovidas pelo Município de Vila Nova de Cerveira, através do Serviço Municipal de Protecção Civil e, ministrada por técnicos-combatentes altamente experimentados no uso do fogo táctico, pertencentes às Equipas de Protecção Integral Contra Incêndios Florestais (EPRIF) e Equipas Heli-transportadas da Xunta da Galiza.

1. Objectivos
1. Esta jornada técnica consiste na sensibilização e promoção do uso do fogo táctico, precisamente no conhecimento das técnicas de fogo de supressão (contrafogo).
2. Pretende dotar o combatente de ferramentas técnicas (teóricas e práticas) que lhe permitam iniciar-se no uso do fogo durante o combate dos incêndios florestais.
3. Dotar os combatentes do Concelho de conhecimentos de segurança e tácticas para melhorar a eficácia do uso do fogo de supressão.

2. Formadores
1. Técnicos da empresa C. Natutecnia S.L.

3. Programa Formativo da Jornada – Dia 28 de Janeiro de 2012

Manhã: Sessão Teórica (3h) – 09h00 às 12h00 – Auditório do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vª Nª de Cerveira
  • Comportamento do fogo: Dinâmica de gases.
  • Fundamentos básicos: Método indirecto, conceitos.
  • Segurança na extinção.
  • Princípios: Estratégia, táctica e horário.
  • Condições de aplicação, meteorologia
  • Métodos de aplicação: fundamentos teóricos e prática.
  • Casos práticos.

Tarde: Sessão Prática (4h30) – 12h30 às 17h00 – Parcelas junto ao Parque Eólico de Cerveira (Alto da Pena)
  • Execução de uma queima de alta intensidade.
  • Prática de aplicação do fogo, adoptando as medidas de controlo e segurança necessárias.
  • Explicação no terreno das diferentes tipologias de uso do fogo de supressão.
  • Execução prática da táctica de fogo de supressão.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More